A voz é uma das extensões mais fortes da nossa personalidade, um meio essencial de atingir o outro; a voz só existe porque existe o outro.
A voz além de comunicar, revela características das pessoas, como sexo e idade. Também reflete o nosso estado emocional, se estamos tristes ou alegres, apressados ou tranqüilos. A voz é única em cada indivíduo.
A vida nas grandes cidades pode prejudicar a voz, por causa da poluição, do uso excessivo de ar-condicionado, do ruído e do estresse. O cigarro ,o álcool e o uso inadequado da voz, também podem causar prejuízos,levando a uma disfonia.
A disfonia é uma alteração vocal, representada por qualquer dificuldade na emissão vocal impedindo a produção natural da voz. Pode causar restrições emocionais, sociais e funcionais, comprometendo a comunicação e afetando a qualidade de vida.
É um problema de saúde que afeta várias categorias profissionais, que utilizam a voz como seu principal instrumento de trabalho. Por falta de conhecimento quanto às orientações fonoaudiológicas para manter a voz saudável, muitos profissionais são acometidos por problemas nas pregas vocais.
Como podemos ver, a voz é um importante instrumento de comunicação que está sempre ao nosso alcance, um bem precioso que devemos cuidar.
Através de algumas normas básicas é possível preservar a saúde vocal e prevenir o aparecimento de alterações e doenças:
•Hidratação, beba bastante água durante o dia;
•Alimentação saudável também ajuda na higiene vocal. Alimentos pesados e muito condimentados lentificam a digestão e dificultam a livre movimentação do diafragma, músculo essencial para a respiração; alimentos muito gelados ou muito quentes também podem causar choque térmico na musculatura da faringe e em regiões próximas;
•Evite gritar, falar muito alto e rápido, essas atitudes provocam um aumento de tensão de algumas estruturas do aparelho fonador;
•Evite o fumo e o álcool, eles podem causar irritação do aparelho fonador;
•O uso freqüente do ar condicionado é prejudicial para a saúde vocal. Caso seja inevitável, recomenda-se beber bastante água à temperatura ambiente;
•Pessoas alérgicas devem ter cuidados redobrados, evitando situações e substâncias que desencadeiem as crises;
•Evite o uso de roupas e adereços apertados no pescoço, pois dificultam a movimentação da laringe, e também na região abdominal, uma vez que podem comprimir o diafragma;
•Repouso corporal e vocal: procure ter uma boa noite de sono, mantendo uma posição confortável que não sobrecarregue os músculos do pescoço e gere tensão na coluna vertebral. Faça pequenas pausas durante o dia para respirar, ficar ao ar livre e em silêncio, preservando as pregas vocais.
Seja feliz e sorria sempre, isso faz relaxar não só toda a musculatura mas também o coração!!
"A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo." (Benjamin Franklin)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá! parabéns pela iniciativa! abraços
ResponderExcluir