Chamado também de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção), o TDAH (Transtorno do déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida.
Reconhecido oficialmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em alguns países, como nos EUA, os portadores de TDAH tem seus direitos garantidos através de leis que os protegem para que recebam tratamento diferenciado nas escolas. Isto porque os sintomas característicos desse transtorno, como a desatenção, a inquietude e a impulsividade podem trazer sérios problemas tanto na vida social quanto na vida escolar; em geral apresentam dificuldades de aprendizagem e problemas nos relacionamentos por causa do comportamento, da dificuldade em lidar com regras e limites.
Estudos científicos já mostraram que portadores de TDAH tem alterações na região frontal do cérebro, uma das áreas mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies e que é responsável pelo controle dos comportamentos inadequados, pelo autocontrole, organização e planejamento e pela capacidade de atenção e memória.
O diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível, a fim de evitar que os problemas se agravem. Muitas vezes , antes de chegar ao diagnóstico, os pais de crianças portadoras de TDAH enfrentam dificuldades por causa da desinformação à respeito da doença e dos sintomas.Os primeiros sinais aparecem na escola e nem sempre educadores estão preparados ou informados para orientar esse pais. Uma consulta com profissionais capacitados (psiquiatra, neurologista e psicólogo) é fundamental para um diagnóstico preciso.
O tratamento deve ser multimodal, combinando medicamento, orientações aos familiares e professores e estratégias específicas que permitirão uma qualidade de vida melhor. O papel da escola e da família é decisivo no sucesso da terapia.
O tratamento fonoaudiológico está indicado quando existir comorbidade com os transtornos de aprendizagem. Mas com relação aos cuidados com a doença, todos os que lidam com os portadores de TDAH, são unânimes : eles precisam de carinho e paciência!
Em agosto próximo, nos dias 4 e 5, a ABDA promove no RJ , o V Congresso Internacional, com temas atuais em diagnóstico, terapia e legislação.
O site da ABDA disponibiliza algumas cartilhas que podem ser úteis!
www.tdah.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário